Qual a diferença entre obturação e restauração?
É muito comum que os pacientes confundam obturação com restauração. Afinal, qual é a diferença entre os dois processos?
Restauração dental: a restauração é um reparo realizado na coroa do dente, a parte que fica exposta da cavidade oral, acima do nível da gengiva. Normalmente, precisamos de uma restauração para tratar fraturas, lesão de cárie, ou alguma falha de restauração pré-existente.
A restauração geralmente é feita com resina. Por ser um material em constante aprimoramento, e que fica da cor do dente. Também é possível usar amálgama, mas esse material já caiu em desuso no mercado.
Obturação do dente: A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.
O tratamento de canal remove a parte interna do dente, a polpa, prepara os condutos que suportarão essa polpa em sua posição e, finalmente, sela esses canais com materiais obturadores específicos.
De forma geral, podemos diferenciar a obturação da restauração da seguinte forma: quando são feitos procedimentos para recuperar dentes que sofreram danos em faces comprometidas de um elemento dental, é restauração. Quando essa recuperação se trata apenas de um espaço do interior do elemento dental fechado hermeticamente, falamos obturação.
FONTE: Nacional Odonto MedOs artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!