Saiba como a endocardite bacteriana está ligada a higiene bucal
Tudo está interligado no corpo humano. Por isso, a falta de uma boa higiene bucal não atinge apenas os dentes, as gengivas e as estruturas bucais, ela pode ser responsável por outros problemas, como a endocardite bacteriana. Esta doença infecciosa atinge o revestimento interno do coração e é causada por microrganismos que chegam através da corrente sanguínea.
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que existem dois tipos de endocardite bacteriana: a aguda e a subaguda. A endocardite aguda começa subitamente e evolui rapidamente, ela pode afetar o cérebro, rins, fígado pulmões, levando ao óbito com facilidade caso não seja tratada. Já a endocardite subaguda inicia seus sintomas de forma gradual e pode persistir por mais de um ano, atingindo principalmente pessoas que utilizam piercing na língua ou possuem tumores no sistema digestivo.
Em ambos os casos, seus sintomas são febres e calafrios, cansaço excessivo, dor nos músculos e nas articulações, sudorese noturna, tosse persistente e manchas e mucosas pelo corpo. Sendo causada principalmente pela presença de bactérias na corrente sanguínea ou de lesões no endocárdio, também causado por agulhas e seringas contaminadas.
Por isso, para evitar problemas bacterianos, é preciso estar sempre atento à limpeza desses materiais e também do seu sorriso. Isso porque o surgimento da doença está relacionado diretamente com a higiene bucal. Para manter a saúde dos dentes em dia, nada melhor que higienizá-los diariamente e realizar visitas periódicas ao dentista. Nesse quesito, a Brasildental pode ajudar, com seus planos que garantem a saúde do seu sorriso e da sua família.
Fontes: Sorrisologia e Odonto Company.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!