Estou com ferida na boca, o que devo fazer?
Quando se pensa em saúde bucal, é muito comum que as pessoas associem apenas com os dentes, mas existem lesões que merecem uma atenção especial, como é o caso da ferida na boca. Embora esses ferimentos possam parecer pequenos ou temporários, é fundamental não subestimar seu impacto e procurar cuidados adequados.
Se você está com uma ferida na boca ou já passou por uma situação parecida, esse artigo vai trazer dicas essenciais para tratar e eliminar essas lesões.
Ferida na boca é comum?
Certamente você já teve de lidar com uma ferida na boca em algum momento da sua vida. Essas lesões podem aparecer em qualquer um dos tecidos moles da região bucal, incluindo os lábios, bochechas, gengivas, língua e céu da boca. É comum, também, que apareçam ferimentos no início do esôfago.
São várias as razões para o surgimento de uma ferida, desde lesões traumáticas até infecções e condições como aftas. Além de doloroso, o ferimento pode ser bem incômodo, impactando em ações simples do nosso dia a dia, como se alimentar e conversar.
Por isso, é fundamental identificar o tipo de ferida e quais as medidas necessárias para tratá-la, além de, claro, entender qual o momento certo de procurar uma ajuda profissional. A seguir, vamos listar algumas das lesões mais comuns na boca.
Conheça as feridas que são mais comuns
Como falamos anteriormente, os motivos que causam ferida na boca variam. A lesão pode aparecer devido a um machucado pelo uso de um aparelho fixo, por exemplo, ou até mesmo decorrente de uma doença.
Afta
A afta, por exemplo, é uma lesão aparentemente conhecida por todos nós e, certamente, ao menos uma vez na vida você já sofreu com ela. Trata-se de uma pequena úlcera que costuma ser bem dolorida e aparece na região interna da boca.
As principais razões para o surgimento dessa ferida são a ingestão de alimentos mais condimentados ou com níveis de acidez elevados, mas também podem aparecer após a quebra de um dente que ocasionalmente fica “raspando” a região da boca.
Além disso, queimadura na língua e fatores genéticos também são causas que justificam o aparecimento das aftas. Por fim, o estresse – tão presente nos dias atuais, está na lista dos motivos que levam as aftas a surgirem na nossa boca.
Os principais sintomas de quem sofre com essa ferida são dor e sensibilidade na região onde ela se encontra. As aftas, em sua maioria, são lesões inofensivas e costumam se curar sozinhas em algumas semanas. Vale ressaltar que o aparecimento frequente desse tipo de ferida na boca merece uma atenção maior, porque pode ser sinal de outras enfermidades, como a doença de Crohn ou celíaca, deficiência de vitaminas, entre outros.
Herpes
Já as herpes costumam aparecer perto dos lábios como bolhas avermelhadas que doem muito e são cheias de líquidos. É muito comum que a pessoa sinta o local formigando ou tenha a sensação de queimaduras antes da ferida se tornar visível.
Essa lesão é decorrente de um vírus contagioso e, após ser contraído, ele costuma permanecer no organismo por um longo período, podendo ser ativado por diversos fatores e, com isso, as bolhas nos lábios vêm e vão com frequência.
Geralmente quando o vírus está em evidência no corpo, a pessoa pode sentir sintomas semelhantes aos de uma gripe, como febre baixa, dores no corpo e aquela dificuldade para engolir. Por ser um vírus contagioso, é importante tomar cuidado para evitar transmissões.
Estomatite herpética
A estomatite herpética é o tipo de lesão que costuma ser mais observada em crianças. Trata-se de uma infecção bastante comum, muito similar às aftas, mas causada pelo vírus da herpes simples.
As feridas costumam aparecer no interior das bochechas e nas gengivas, que podem ficar bem avermelhadas e até apresentar episódios de sangramento. Além disso, a pessoa sente muita dor na boca, irritabilidade e pode até sentir febre.
Candidíase oral
Outra ferida na boca bastante dolorosa é a candidíase oral. A infecção fúngica acomete pessoas que estão com o sistema imune debilitado ou que fazem uso de prótese dentária, uma vez que ficam mais suscetíveis ao crescimento de fungos – isso acontece principalmente devido a uma má higiene bucal.
Também conhecida como sapinho, a candidíase oral pode afetar com frequência as crianças.
Mão, pé e boca
E por falar em criança, uma doença muito comum para esta faixa etária e que está relacionada com ferida na boca é a mão, pé e boca. Trata-se de uma infecção contagiosa, causada pelo vírus Coxsackie, que costuma estar presente no sistema digestivo.
Os sintomas são bem intensos como febre, mal-estar, vômito e falta de apetite, além de, claro, as bolhas dolorosas e vermelhas na boca, língua e gengiva. A pessoa também sofre com manchas vermelhas nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Além disso, também podem aparecer nas nádegas e nas genitálias.
Gengivite
A gengivite também está entre lesões na boca, mas neste caso, é causada por limpeza bucal inadequada. Isso acontece pelo acúmulo de bactérias que estão contidas nas placas muito próximas da gengiva, que fazem com que ela inflame.
Os sintomas mais comuns são vermelhidão, inchaço e sangramento, mas dependendo da situação, podem aparecer pequenas feridas na boca, além do mau hálito e da retração gengival.
Leucoplasia
Já a leucoplasia se trata de placas brancas e grossas que costumam aparecer na língua e em todo o revestimento da boca. Essas placas podem ser elevadas, duras ou espessas. São manchas que não saem com escovação e, embora seja um problema inofensivo, que acaba desaparecendo por conta própria, os casos mais graves podem estar relacionados com o câncer de boca.
Câncer de boca
E por falar nele, o câncer de boca pode afetar qualquer parte da boca ou da cavidade oral, ou seja, nos lábios, bochechas, dentes, gengivas e até o céu da boca.
O principal sinal de alerta são as úlceras que não cicatrizam, além da associação com a perda de peso, sangramento na gengiva, dor no ouvido e gânglios linfáticos inchados no pescoço. Se identificado precocemente, é possível alcançar a cura.
Qual a importância de contar com uma ajuda profissional?
Um dos principais motivos para buscar ajuda profissional ao lidar com feridas na boca é garantir um diagnóstico preciso. Enquanto algumas feridas podem ser facilmente identificadas e tratadas, outras podem ser sintomas de condições mais sérias e que requerem intervenção.
Além disso, os cuidados odontológicos de um profissional podem ajudar a prevenir complicações, uma vez que a ferida na boca pode se tornar uma infecção se não for tratada adequadamente. Os dentistas têm conhecimento e recursos necessários para avaliar corretamente a gravidade da ferida, determinar os motivos e oferecer o tratamento apropriado.
Por isso, se você quer manter uma rotina de cuidado com a saúde da sua boca, pense na possibilidade de manter uma rotina de visitas ao dentista que podem ser facilmente programadas a partir da contratação de um plano odontológico que, além de oferecer uma gama de especialistas, ainda tem um preço bem acessível.
Com um valor pago mensalmente, é possível garantir uma série de benefícios que vão propiciar com que você consiga manter a saúde da boca em dia. Existem diferentes planos odontológicos no mercado, que atendem de acordo com as suas necessidades e oferecem variadas coberturas.
Conheça a Brasildental
A Brasildental, uma empresa BB Seguros, é responsável por comercializar convênio odontológico para pessoas físicas e jurídicas, sob a marca BB Dental, com o compromisso de oferecer opções de planos completos e de confiança, que atendam ou antecipem as necessidades dos clientes.
Dentre os nossos diferenciais, podemos destacar a nossa ampla presença em território nacional com cerca de 27 mil profissionais credenciados para atender mais de 2,6 mil municípios.
A Brasildental conta com diferentes planos odontológicos para você escolher o que melhor atende às suas necessidades. Dentre eles temos:
Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do siso, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Clique aqui e conheça já os nossos serviços planos sob medida da Brasildental e garanta a sua saúde bucal, da sua família ou da sua empresa.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!