As melhores dicas para lidar com a sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes é caracterizada por um incômodo na estrutura dentária, condição em que ocorre um desgaste do esmalte dentário ou retração da gengiva, reduzindo a proteção da raiz dos dentes.
A sensibilidade atinge um grande número de pessoas, e pode aparecer por variados motivos, por isso é tão importante se informar a respeito das suas causas e como tratá-la. Ignorar a sensação de incômodo não é uma solução, já que esse sintoma pode se agravar e se transformar em problemas mais sérios para a saúde bucal.
Quais são as principais causas da sensibilidade nos dentes?
Existem diversas situações e hábitos responsáveis. Veja algumas das principais:
- Ingerir bebidas geladas e ácidas como, refrigerantes e limonadas.
- Ingerir café quentinho pode se tornar um grande problema quando se sofre de sensibilidade. Em casos extremos, até mesmo o arroz e o feijão ainda mornos podem gerar desconforto.
- O consumo de doces pode causar um incômodo. Isso ocorre pois, ao entrarem em contato direto com a raiz exposta, acabam tornando a sensação ainda mais dolorosa.
- Refluxo gastroesofágico: existe uma válvula que impede o retorno do suco gástrico no tubo esofágico. Isso faz com que pacientes sofram com problemas de ácido na boca, podendo causar sensibilidade nos dentes.
- Bruxismo: o hábito de ranger os dentes, seja durante o dia ou à noite, pode causar um desgaste dentário, levando a exposição da dentina e contribuindo para que os dentes se tornem mais sensíveis.
Alguns outros fatores podem levar à sensibilidade dentária, como o clareamento dental e a restauração, mas não se preocupe. Nesses casos, a sensibilidade trata-se de algo temporário.
Quando a sensibilidade dentária se dá por meio de cáries, as dores podem gerar um desconforto maior, pois o esmalte do dente é desgastado por completo, deixando a dentição exposta.
A lesão da cárie é caracterizada por manchas brancas ou escuras acompanhadas de uma cavidade, o frio e o consumo de doce aumentam a sensibilidade dentária nesses casos.
A sensibilidade, no geral, ocorre quando existe uma retração na gengiva, tornando a raiz mais exposta. Independente da causa, é necessário procurar um dentista para se ter um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento.
Dentes sensíveis, o que fazer?
O tratamento varia de acordo com cada caso, por isso, para obter uma avaliação precisa, procure por um dentista. Ele é quem pode realizar os exames necessários e descobrir o diagnóstico mais preciso.
Porém, quando a sensibilidade nos dentes não é causada por cáries ou fraturas, existem alguns métodos que podem ajudar a amenizar o problema:
- Tratamento à base de flúor;
- Aplicações de dessensibilizantes;
- Escovar os dentes adequadamente, com calma, sem colocar muita força e mantendo uma higiene diária, utilizando uma escova que seja extra macia;
- Utilizar um creme dental específico para dentes que possuem sensibilidade;
- Realizar terapia com laser de baixa intensidade;
- Evitar ingerir alimentos que sejam ácidos, gelados ou muito quentes;
- Esperar cerca de 20 minutos após as refeições para escovar os dentes.
Não espere até que as dores se tornem mais fortes: ao sentir incômodo, procure por um dentista. A sensibilidade pode evoluir e gerar inflamações, que podem ser resolvidas apenas com o tratamento de canal.
Procurar um especialista é indispensável, e para manter a saúde bucal e o planejamento financeiro em dia, existem diversos planos odontológicos que podem contribuir para que você cuide de qualquer problema dentário de forma rápida e segura, inclusive a sensibilidade.
A Brasildental, empresa da BB Seguros, oferece uma variedade de planos dentais para pessoas físicas e jurídicas com cobertura em todo o território nacional. Os planos contam com cerca de 28 mil dentistas credenciados em mais de 2.700 municípios, e você é quem escolhe aquele que melhor atende às suas necessidades: Conheça:
- BB Dental Júnior — destinado a crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 0 a 18 anos.
- BB Dental Essência — sendo o plano de maior adesão e sucesso de nossa carteira, o BB Dental Essência é indicado a todos os públicos e idades, e dá acesso às principais coberturas do mercado.
- BB Dental Estética — também indicado para diferentes idades, o BB Dental Estética é perfeito para quem sonha com um sorriso branquinho a partir de preços acessíveis e sem burocracia.
- BB Dental Orto — inclui documentação ortodôntica, colocação e manutenção de aparelho, sendo a escolha ideal para quem busca um sorriso alinhado.
- BB Dental Prótese — com a inclusão de prótese parcial fixa ou removível, prótese total e coroas unitárias, o BB Dental Prótese devolve o seu melhor sorriso.
Todos os planos são completos e contam com uma vasta cobertura com procedimentos estéticos e clínicos como: aplicação de flúor e selantes, emergências e urgências, orientação de higiene bucal, cirurgias e radiografias. Além disso, você pode ter acesso à extração de dentes do siso, próteses simples, tratamento de canal e gengiva, bem como consultas com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Clique aqui para conhecer os planos sob medida da Brasildental!
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!