A gengiva é uma das grandes responsáveis pela saúde do seu sorriso. E assim como os dentes, exige limpeza e cuidados para estar sempre saudável. É um tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso, serve de sustentação dos dentes (alveolar) e constitui parte da mucosa bucal.
Existem algumas doenças que podem comprometer a saúde da gengiva. As principais são: gengivite e periodontite.
A gengivite é uma inflamação no tecido gengival que deixa a região fragilizada e suscetível a sangramentos, principalmente no ato da escovação. A principal causa do problema é o acúmulo de placa bacteriana que fica retido na superfície dos dentes, principalmente em áreas de difícil acesso, que só podem ser alcançadas com ajuda do fio dental. Embora pareça um problema corriqueiro e simples, se não tratada por um cirurgião dentista, a gengivite pode evoluir para uma periodontite.
Já a periodontite é o estágio avançado da inflamação da gengiva (gengivite). Também chamada de doença periodontal, ela é causada principalmente por falta de higiene dental. Isso ocorre porque a gengiva inflamada por um período prolongado, tende a afetar o periodonto, tecido que divide os dentes da mandíbula.
Após um tempo, os dentes começam a perder estabilidade e, eventualmente, caem. Seus principais sintomas incluem sangramento gengival, mau hálito, amolecimento dos dentes e inchaço gengival. O tratamento é feito através de limpezas dentárias, antibióticos, anti-inflamatórios e enxaguantes bucais.
Para prevenir o surgimento dessas doenças, é importante escovar muito bem os dentes e usar fio dental após cada refeição, além de fazer visitas regulares ao dentista.
Veja como passar o fio dental corretamente: Enrolar as pontas do fio ao redor dos dedos indicadores ou médios, após separar cerca de 40 cm de fio; introduzi-lo entre os dentes, utilizando o apoio dos dedos indicador e polegar, passando o fio em cada dente, em um movimento em forma de C. Deve-se pressionar de um lado e depois do outro, e repetir o processo 2 vezes para cada lado, em todos os dentes. Também passar o fio delicadamente na base do dente, o que é importante para remover as impurezas infiltradas entre o dente e a gengiva. Em seguida, remover o fio, em movimento de trás para frente, para levar o restante da sujeira. Preferencialmente, utilize uma parte nova do fio para cada região a ser limpa, para que não se passem bactérias e restos de placas de um dente para o outro.
Mais dicas como essa estão em nosso Guia para um Sorriso Saudável. Nesse material gratuito, você terá o passo a passo para manter a saúde da sua boca.
Clique aqui e baixe o material
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!